A hipoglicemia é uma das complicações mais comuns para quem tem diabetes tipo 1. O problema também pode afetar pessoas com diabetes tipo 2, especialmente quando estão em tratamento com insulina.
Esse quadro ocorre quando a glicose cai abaixo de 70 mg/dL, sendo um dos maiores desafios no controle do diabetes!

Pode ocorrer devido ao excesso de insulina ou medicação, consumo de bebidas alcoólicas, jejum prolongado ou intermitente, dieta com restrição de carboidratos, prática de atividade física não programada ou extenuante ou ainda exposição a ambientes muito quentes.

Os sintomas podem variar de leves a moderados (tremores, suor excessivo, palpitação, fome, tontura) a graves (mudanças de comportamento, confusão mental, convulsões e coma).

Como tratar?
Para tratar a hipoglicemia, consuma carboidratos simples, como açúcar, balas moles, mel, suco de frutas concentrado (ex: suco de laranja), as próprias frutas (ex: banana, pera, maçã).

Tenha sempre esses alimentos por perto!

Atenção aos sinais!
A identificação dos sintomas é essencial e, em caso de hipoglicemia, o tratamento precisa ser imediato. Os eventos hipoglicêmicos em pessoas com diabetes devem ser cuidadosamente monitorados e evitados.

Fonte: Ministério da Saúde 

Opções de privacidade